Natal em família

Está é uma proposta de culto familiar para ser realizado na noite da véspera de Natal ou também no dia de Natal.

Como utilizar este roteiro: Ele foi pensado para ser feito em família, de forma que você pode fazê-lo completo (na forma mais longa com Ceia) ou simplificar para que fique mais curto. Sugerimos que no mínimo você faça as partes 1, 2, 5, 6 e 10.

Faça aqui o download do Guia em PDF

1.     Saudação bíblica

O profeta Isaías diz: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is 9.6)

2.     Oração Peça a Deus para abençoar o momento de culto em família. Agradeça pela benção de poder receber a Palavra de Deus. Peça que o Espirito Santo ilumine a todos na compreensão e prática da Palavra.

 

3.     Hino de Natal Ó vinde fiéis: https://youtu.be/aIdEQ3Xbi_M

Letra: http://bit.ly/vinde_fieis

4.     Salmo Leitura do Salmo 96: https://my.bible.com/bible/1930/PSA.96.1-13

 

5.     Relato do nascimento de Jesus Pode ser feita a leitura do texto bíblico: https://my.bible.com/bible/1930/LUK.2.1-20

Alternativa para quem tem crianças: Contar a história a partir de uma Bíblia para crianças, de forma a prender mais a atenção dos pequenos.

 

6.     Mensagem Assista aqui o vídeo: https://youtu.be/-4t0ZOAJGzk

7.     Hino Nasceu em Belém: https://www.youtube.com/watch?v=RALdCgzUjiA

Letra: http://bit.ly/nasceu_belem

8.     Oração e confissão de pecados Sugestão se a família não for muito numerosa: Cada um trazer um motivo de gratidão para orar. Em seguida o pai da família encerra com um momento de confissão de pecados

[Quem não celebrar a Ceia pode pular para o passo 10]

9.     Santa Ceia As famílias que optarem pela Ceia, podem utilizar a seguinte fórmula:

 

“O Senhor Jesus nos ordenou que celebrássemos a Ceia como sinal da sua comunhão com cada um de nós e como meio de nos oferecer sua graça, o perdão dos pecados e a vida eterna. Para recebermos a Ceia de maneira correta, precisamos crer no que Jesus promete nela e depositar nossas vidas inteiramente nas mãos do Senhor”

 

Oração: Agradecer pelo perdão, pela graça e pela vida eterna. Agradecer pelo amor de Deus demonstrado por nós e pedir que Deus nos sirva neste momento do alimento para nossas almas.

 

Palavras da instituição: “O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós [levantar o pão e mostrar aos presentes partindo-o]; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue [levantar o cálice e mostrar aos presentes]; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” (1Coríntios 11:23-26) https://my.bible.com/bible/1608/1CO.11.23-26

Comunhão: Servir primeiro o pão dizendo “este é o Corpo de Cristo dado em favor de vocês para o perdão dos teus pecados”. Em seguida servir o suco dizendo “este é o Sangue de Cristo, derramando em favor de vocês para o perdão dos teus pecados”.

 

Oração: Agradecer pelo momento de Ceia e se comprometer em andar em novidade de vida.

 

10.  Benção O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.