21 dias de oração e jejum

Por que orar e jejuar por 21 dias?

Inicialmente, queremos esclarecer que o jejum não é um mandamento, mas uma oportunidade para você conhecer uma nova forma de se relacionar com Deus. Nosso desejo é que nesse período de 21 dias estejamos buscando, juntos como comunidade, incluir a oração e o jejum em nossa rotina do dia a dia.

A prática do jejum durante três semanas é repetida por diversas igrejas cristãs do mundo todo, sendo inspiradas pelo segundo jejum que o profeta Daniel realizou na Babilônia (Dn 10). Daniel não comeu carne, nem coisas saborosas, não bebeu vinho e nem se perfumou durante esse tempo.

Diante disso, não queremos que você confunda esse período com um ritual imposto e obrigatório, nem com uma fórmula mágica para se alcançar algo. Temos aqui apenas uma proposta que busca trazer a transformação de um hábito através da repetição. Você pode optar em seguir os 21 dias, ou apenas uma semana, e quem sabe por todo o mês. Contudo, queremos incentivá-lo a seguir o plano de leitura e orações que estaremos disponibilizando.

Imaginamos que você ainda tenha muitas dúvidas sobre este assunto, e por isso estaremos trazendo a seguir algumas informações e primeiras impressões sobre o tema. Porém, não vamos dar todas as respostas agora, pois a cada dia traremos novos conhecimentos fundamentados na Palavra de Deus.

O que é o jejum?

Jejum é a privação voluntária e provisória de algo necessário para a vida humana (geralmente alimentos);

O jejum pode ser realizado de forma parcial ou total. Total é quando retiramos todo tipo de alimento por um período do dia. Já o jejum parcial é quando retiramos somente algum tipo específico de alimento durante o dia, ou alguma refeição;

É possível fazer jejum de carne, de doce, de café, do café da manhã, do almoço, da janta, de internet, de televisão, de jogos, etc;

Para que o jejum seja realizado é necessário que se retire algo que realmente faça falta em nossa rotina. Por isso, não adianta utilizar este período para uma abstenção de alimentos por prescrição médica, dieta ou até quando você está sendo privado obrigatoriamente de algo que você goste.

CUIDADO: Avalie o que não colocará sua saúde em risco antes de iniciar o jejum. Pessoas diabéticas, com doenças relacionadas ao sistema digestivo, entre outras, devem optar em abster-se de coisas não relacionadas a sua alimentação e nutrição.

Por que eu deveria jejuar?

Quando jejuamos e nos abstemos de coisas que achamos ser essenciais em nossa vida, estamos admitindo a nossa total dependência em Deus e que não podemos viver sem Ele;

É um período de reconhecimento da nossa fragilidade e impotência diante de um Deus poderoso e que tem o controle sobre tudo.

O jejum é uma prática que não muda a Deus, pois jamais vai força-lo a nada e nem garantirá algum mérito perante ele. Antes, esta prática muda a pessoa que jejua e sua postura para com Deus e sua Palavra.

E por último, o jejum deve ser praticado com alegria e louvor ao Senhor, não como mera formalidade ou obrigação, para não acabar se transformando em uma prática hipócrita.

Sugestões para o momento de oração

Utilize este período de jejum para desenvolver o hábito da oração e da leitura da Palavra de Deus;

Escolha um momento do seu dia que seja calmo para você se dedicar à conversa com Deus e permitir que o Santo Espírito fale com você;

O horário varia de pessoa para pessoa, mas queremos incentiva-lo a fazer seu momento de oração nas primeiras horas do seu dia;

O tempo decorrido em oração não é o mais importante, e sim a disponibilidade e a entrega total durante este momento, sejam 5 ou 20 minutos, ou até uma hora de conversa com o Senhor;

Durante os 21 dias iremos disponibilizar um pequeno roteiro semanal para te ajudar neste tempo de oração durante seu período de jejum:

1) comece com a leitura de um pequeno texto bíblico para meditação;
2) leia a mensagem do devocionário;
3) termine com um tempo de oração, pela sua família, sua cidade, sua comunidade, incluindo alguns motivos listados para cada dia.

Esperamos que você aceite este convite e possa ser abençoado por Deus através das orações, meditações e aprendizado. Que Deus abençoe e fortaleça a cada um durante esse período.

Baixe o texto acima em PDF aqui.

Baixe aqui os roteiros para cada semana

Acompanhe as lives toda segunda, quarta e sexta