Categorias
cultinho

A primeira visita dos anjos (20/07)

Ideias para o ensino:

 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:

  •  Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
  •  Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
  •  Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
  •  Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
  • Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Dinâmica

A Caixa da obediência

Objetivo: Refletir sobre a obediência e seus resultados.
Você vai precisar:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.
Som com CD para ter música para passar a caixinha

Observação: Não diga o que tem dentro da caixa para não perder o sentido da dinâmica, eles devem pensar que se trata de um grande desafio que devem obedecer.

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.
– Apresente a caixa e fale: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser obedecida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos demais colegas. Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando (bater palma, falar a palavra pare)ou quando a música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.

– Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Quando a música parar ou você der o comando para parar, pergunte para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
– Faça este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, você fala: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer à ordem ali contida.
– O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.

– Fale: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate. É geralmente assim, ao sabermos que temos que obedecer geralmente recebemos com receio, alguns com descaso, outros relutam em obedecer, mas seu fim é de bênção, não é ruim, nem mal.
Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos